Azeites aromatizados são uma boa pedida?

O azeite de oliva de qualidade é um suco de frutas, pois em sua composição temos 100% de suco de azeitonas puro, obtido através de um processo mecânico, a moagem. No processo de fabricação, a água é usada para separar o azeite da polpa e caroço e a centrifugação e decantação/filtragem para separar os resquícios de azeitona, resultando um líquido transparente e brilhante. Nenhum processo físico-químico é utilizado na sua fabricação e não são adicionadas substâncias para dar cor, sabor, conservação.

O azeite de oliva é um produto único, onde a azeitona não é submetida a nenhum tratamento a não ser limpeza antes de ser processada.

Assim sendo, é preciso ter muito cuidado quanto à questão da aromatização dos azeites de oliva, já que por ser um produto que se define pela sua pureza e pela ausência de defeitos e presença de frutado, não se pode incorrer no erro de fazer com que o azeite de oliva perca suas características definidoras ao serem adicionados a ele condimentos, ervas ou especiarias.

Embora seja um produto que chama bastante atenção do consumidor, pela beleza e diferencial das embalagens e apelo do seu uso em preparações culinárias, o azeite de oliva aromatizado industrialmente deve ser evitado, na nossa opinião.  Sabe-se que, embora o azeite seja próprio para aromatização, pois “puxa” o sabor da erva e do condimento, é muito difícil que ele perdure pelo tempo de validade do azeite; outro fator negativo seria a presença de um elemento estranho em contato com o azeite, o que poderia deflagrar uma reação como a fermentação,  arruinando o gosto do produto e suas qualidades funcionais.

Como as informações sobre o azeite de oliva ainda são poucas, o consumidor se deixa levar pelas campanhas de marketing e pelas qualidades autoproclamadas dos fabricantes, sem ter chance de uma escolha mais técnica.

Assim, se há curiosidade ou desejo de usar um azeite aromatizado em um prato especial, nossa sugestão é que seja preparado em pouca quantidade, usando ervas frescas, especiarias ou frutas cítricas, uma hora antes do uso, de forma bem simples. Basta colocar uma quantidade de azeite de oliva extravirgem numa garrafinha de vidro e juntar o elemento escolhido para sabor e aroma. Agitar bem e usar.  Desta maneira, o azeite não perde suas qualidades e podemos aproveitar seu gosto e seu aroma realçando o sabor do prato.